domingo, 4 de outubro de 2015

“Só cai quem monta”

“A Cavalaria medieval era composta por nobres, o cavalo dava grande vantagem ao seu cavaleiro e sua capacidade de matar aumentava consideravelmente. Vários esportes se seguiram da arte da montaria, hipismo, pólo, rodeios, justas, etc. Entretanto, todos os cavaleiros treinavam a esgrima convencional, a pé, bem como todas as técnicas de luta de infantaria comum.

Alguns questionavam o porque de não treinar somente as técnicas montadas, e lhes era explicado que durante as batalhas, mesmo os cavaleiros poderia ser derrubados de seus cavalos ou os cavalos abatidos, e eles deveriam prosseguir na luta.

Alguns questionavam porque já não ir a pé sendo que os cavalos traziam tanto risco de queda, e não lhes era dito nada... mas nenhum homem que treinava montaria questionava.

Há habilidades que são desenvolvidas com finalidades nem sempre aplicáveis, como o porque aprender a lutar se hoje em dia todos andam com armas de fogo, ou o porquê aprender primeiros socorros se não é da área de saúde, ou até mesmo o porque seguir hierarquias e disciplinasse o mundo está tão bagunçado.

Existem coisas que nem todos têm coragem de fazer. Algumas pessoas que têm horror a sangue, outras são enfermeiras. Algumas pessoas têm pavor de altura, outras pulam de paraquedas. Algumas pessoas odeiam matemática, outras estudam ela a fundo em problemas fictícios. Algumas pessoas não acreditam em forças superiores, outras dedicam a vida a orações. Algumas pessoas passam a vida andando de moto e submetendo-se a acidentes graves enquanto outras nem sequer sobem em uma garupa... Nem sempre enfermeiros salvam vidas, às vezes os paraquedas não abrem e eles acabam morrendo, alguns problemas são mais difíceis de resolver e as vezes você fica transtornado com cálculos que não compreende, e não há garantias da vida após a morte, alguns expõem-se aos perigos das duas rodas mesmo sabendo o risco. E é nisso que a nobreza dos cavaleiros se baseia.

“Só cai quem monta” era a frase para explicar razão de todos seus treinamentos. Só cai de um cavalo aquele que tem coragem de montar em um cavalo. Só é derrubado aquele que se expõem a um combate. Só levanta do chão e continua lutando aquele que tem os seus ideais extremamente focados. E não há razão explicável para algumas coisas, é uma força maior que flui dentro de nós, vontade de fazer aquilo que nem todos têm coragem.

“Só cai quem monta” é a tradução dos homens da cavalaria para diferenciar-se dos demais, e afiar os laços da estreita senda, forjada na audácia e na bravura daqueles poucos que têm coragem de impor-se a um desafio diferente.

“Só cai quem monta” justifica todas as suas quedas, e quando questionarem porque simplesmente não para de montar, e você não tiver nenhum argumento válido para sua insistência e loucura, basta dizer “Só cai quem monta” e a determinação mostrará que não faz isso por sobriedade ou racionalidade, mas porque é uma chamada do seu próprio espírito para novamente desafiar-se de montar e domar o cavalo, trata-lo como companheiro e parte de si próprio. E cada uma “não queda” justificará as mil novas quedas, sem nenhum motivo ou razão, só entende quem monta, só cai quem monta.

O Senhor da Tempestade”

Um comentário:

A.S.N. disse...

Aqueles que caem, aprendem a se reerguer!